Conceitos

GED

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos é uma tecnologia utilizada para captar, armazenar, localizar e recuperar informações existentes em documentos e dados eletrônicos.
O objetivo principal do GED é gerenciar o ciclo de vida das informações desde a sua criação até seu arquivamento e podem estar registradas em mídias analógicas, digitais ou eletrônicas.

E-ARQ BRASIL

Especificação de requisitos que estabelece um conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivistica e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como o seu acesso.

Gestão Arquivistica de Documentos ou Gestão Documental

Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou seu recolhimento para a guarda permanente.

SIGAD

Conjunto de procedimentos e operações técnicas, característicos do sistema de gestão arquivistica de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado numero de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomendas, ou uma combinação desses. O sucesso do SIGAD dependerá fundamentalmente da implementação prévia de um programa de gestão arquivistica de documentos.